-
Arquitetos: Arista Cero, Gina Góngora
- Área: 70 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias :Eduardo Calvo
-
Fabricantes: Boxito, Cemex, Comex, Lumínica, MIRAGE, SAYER, Tecnolite, lumínu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Intervenção em um edifício existente para acomodar viajantes que visitam Mérida, Yucatán. A obra está localizada a 150 metros de uma das principais avenidas "Paseo Montejo" e muito perto do centro histórico da cidade. A resposta arquitetônica busca recuperar e deixar evidências da passagem do tempo sobre a casa. Foi feito um trabalho descascando as paredes para mostrar as cores pelas quais ela passou, preservando os óxidos dos metais e reutilizando portas e janelas.
A fachada mantém a cor original e as luzes e persianas foram recuperadas, o que permite ventilação cruzada e melhor iluminação do interior.
A casa mantém a estrutura espacial com a ideia de reduzir os tempos e custos de construção: uma ala social que se conecta à cozinha e ao terraço e duas alas conectadas entre si e uma delas que também se conecta ao banheiro.
O ambiente com janela para a rua é proposto como área de estudo, descanso e closet, este espaço faz limite com a área social e com o único dormitório da casa com vista para o terraço.
Na cozinha, os azulejos foram substituídos pelo cimento branco polido e as paredes foram descascadas para desvelar as cores originais.
No pátio, existem três espaços: um corpo de água para se refrescar, uma área com duas cadeiras que repousam sobre o chão de cascalho e um banco para contemplar a árvore Huaya que protege e fornece sombra pela manhã.